Aprenda como fazer uma planilha de estoque e vendas

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Se o seu desejo é conquistar mais clientes e aumentar as vendas, um bom planejamento é fundamental. Por isso, viemos lhe trazer neste artigo cinco dicas de como você pode montar uma planilha de estoque e vendas.

Afinal, ter mais clientes significa aumento de demanda, o que faz com que você compre mais produtos para revender. E se você não prestar atenção, pode acabar tendo prejuízos. Por isso a planilha é tão importante.

Então, sem mais delongas, vamos às dicas para que você possa criá-la hoje mesmo usando uma ferramenta bem conhecida: o Excel.

Crie o cabeçalho da sua planilha de estoque e vendas

Esta é uma parte muito importante na composição da sua planilha, pois aqui são definidas quais informações são inseridas na planilha, tais como:

  • nome do produto;

  • preço;

  • quantidade em estoque;

  • tempo de garantia;

  • forma de pagamento;

  • venda realizada;

  • valor faturado;

  • valor líquido;

  • valor da comissão;

  • valor total.

De preferência, deixe as colunas ou linhas referentes aos cálculos de vendas e comissões por último, pois isso lhe dará uma melhor visualização, visto que os totais deverão ter somas das colunas ou linhas anteriores.

Formate as colunas

Aqui, você precisa formatar cada uma das colunas da planilha no formato necessário para evitar ter que repetir esse processo ao inserir os dados de uma nova venda.

Para isso, você pode designar, por exemplo, que a coluna da nota seja numeral, que as colunas de valores sejam de moeda, enquanto a coluna de desconto deve ser percentual.

Use cores nas colunas

Colorir as colunas facilita a inserção de dados, pois funciona como um alerta para que você não cometa erros como inserir um dado na coluna errada. O fato de as colunas serem designadas por cores, inclusive, facilita a identificação desses erros.

Crie e insira a fórmula SOMASE

Para que você saiba o total de vendas, é preciso estabelecer o total líquido e o total de comissões. Portanto, na última linha você deverá inserir a função SOMASE para cada coluna, selecionando todas as linhas acima.

Por exemplo: imaginemos que você queira somar todas as compras localizadas na coluna B, cujos valores são inferiores a mil reais. Para isso, na última linha você deve inserir a fórmula =SOMA.SE(B2:B25;”<1000″).

Crie a fórmula para calcular a comissão

Por fim, vamos utilizar a função SE para que você calcule a sua comissão de vendas, levando em conta as condições de pagamento.

Por exemplo: imaginemos que a sua comissão seja de 20% quando o pagamento é feito à vista e 10% quando é parcelado. Vamos supor também que eles sejam identificados na coluna de pagamento como “vista” e “parcelado”.

Assim, a função SE deverá identificar que a designação de “vista” é calcular 20% de comissão enquanto que “parcelado” deve calcular 10% do valor da venda. Supondo que a coluna seja B, que a linha 2 seja a primeira e que a coluna de pagamento seja a C, a fórmula deve ser feita da seguinte maneira: =SE(C6=”vista”;(B6*20%);IF(C6=”parcelado”;(B6*10%))).

Agora que você já sabe como ter uma planilha de estoque e vendas, é preciso ficar de olho também nos seus gastos. Para isso, confira o artigo que escrevemos sobre como controlar os gastos de uma forma eficiente.

 

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