banho de ouro nas semijoias

Banho de ouro nas semijoias, o que é?

O banho de ouro nas semijoias talvez seja uma das expressões mais recorrentes para os empreendedores no ramo de semijoias. Afinal de contas, o dourado permanece um dos tons mais cobiçados pelas clientes, que se encantam com o brilho permanente e versátil ostentado nas peças.

A questão é: você sabe o que é o banho de ouro nas semijoias e como funciona esse processo no seu ramo de atuação? Para responder a esta pergunta, neste post vamos destacar todos esses aspectos, bem como o poder de valorização que ele causa e brincos, anéis, colares e pulseiras. Confira!

O que é o banho de ouro nas semijoias?

Trata-se de uma técnica, cujo termo é galvanoplastia, que consiste em cobrir, literalmente, uma peça metálica com finas camadas de ouro.

No que isso implica? Mais valorização da peça, que será recoberta com um material precioso, e que também vai receber um tratamento capaz de aumentar a sua durabilidade.

Além disso, o banho de ouro é tudo como um diferencial para as clientes que procuram acessibilidade ao adquirir suas semijoias favoritas. Isso se deve ao fato de que, diferentemente das joias inteiramente produzidas em ouro, o banho de ouro oferece apenas a superfície dourada, ao passo que o seu interior é composto por outros metais, como:

·         cromo;

·         cobre;

·         ródio;

·         bronze;

·         níquel;

·         paládio.

Entre outros materiais que são mais em conta e contribuem com um nivelamento competitivo para as clientes aficionadas por novidades em semijoias.

Como funciona o processo?

O banho de ouro nas semijoias é aplicado em uma peça “bruta” — ou seja: nas características originais dos materiais citados acima. Após o acabamento de outros metais — como o paládio —, o banho de ouro é trabalhado por meio da aplicação de uma corrente elétrica, que fica responsável pela fixação de cada camada de ouro depositada na superfície da peça.

Como definir a quantidade de camada utilizada?

Além do banho de ouro, outro termo comumente utilizado — mas cujo significado é pouco divulgado — é o milésimo de banho de ouro. Em resumo, estamos falando da quantidade do metal precioso que foi usado para banhar a semijoia.

Vale, com isso, a seguinte máxima: quanto mais ouro for utilizado, mais valiosa será a peça. Por exemplo:

·         1 a 2 milésimos: baixa durabilidade;

·         3 a 4 milésimos: boa durabilidade;

·         5 a 7 milésimos: ótima durabilidade;

·         8 a 10 milésimos: excelente durabilidade.

Ou seja: é importante saber o quanto foi aplicado, no banho de ouro, para atestar a qualidade, resistência e brilho das peças comercializadas.

Como cuidar de peças com o banho de ouro?

Por fim, vale destacar que as semijoias que passaram pelo banho de ouro são resistentes e duráveis. No entanto, algumas questões particulares devem ser observadas para que essas qualidades não sejam prejudicadas. Alguns dos principais aspectos relacionados:

·         o suor de quem estiver usando a peça pode acelerar o processo de oxidação da semijoia. Para evitá-lo, convém limpar as peças logo após usá-las;

·         substâncias químicas, como perfumes ou produtos de limpeza, também contribuem com a corrosão acelerada das semijoias. Evite usá-las em conjunto;

·         procure evitar o atrito entre as peças para não riscá-las. Uma boa maneira de fazer isso é por meio de um mostruário que mantenha-as distantes umas das outras;

·         para limpar uma peça que passou pelo banho de ouro, um pouco de sabão de coco neutro com água corrente é o suficiente.

E então, deu para tirar todas as suas dúvidas a respeito do banho de ouro? Caso queira saber um pouco mais e atestar a qualidade desse tipo de peça, acesse o nosso site e fique por dentro de todas as nossas novidades!

tire suas dúvidas sobre o banho de semijoiasPowered by Rock Convert
Post criado 88

Um comentário sobre “Banho de ouro nas semijoias, o que é?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: